segunda-feira, 7 de abril de 2008

A Fermentação

"A fermentação é um processo anaeróbio de transformação de uma substância em outra, produzida a partir de microrganismos, tais como fungos e bactérias" (podendo estes serem chamados de fermentos).

A fermentação caracteriza-se como um processo de obtenção de energia, e ocorre com a quebra de glicose em piruvato, sendo este depois transformado em outro produto como o álcool etílico (resultado da fermentação alcoólica) ou o ácido láctico (resultado da fermentação láctica). Este tipo de obtenção de energia não necessita de oxigénio como aceptor final de electrões, por isso é chamado de respiração anaeróbia. Os humanos são capazes de efectuar a respiração láctica e condições anaeróbias locais,como é o caso da falta de oxigénio nos músculos.

Podemos apontar outros exemplos de fermentação, como o caso da transformação dos açúcares das plantas em álcool, isto que ocorre na produção e cerveja, onde se forma álcool etílico e dióxido de carbono a partir do consumo de açúcares obtidos através da cevada germinada. Este processo é também utilizado na produção de pão, onde os fungos ou leveduras consomem o açúcar do amido, libertando dióxido de carbono 8que aumenta o volume da massa).



Há dois tipos de fermentação:

- fermentação AERÓBIA (respiração celular): ocorre na presença de oxigénio;

- fermentação ANAERÓBIA: ocorre na ausência de oxigénio como no caso da produção de iogurte e cerveja.



Resumo de um artigo retirado do site:
http://pt.wikipedia.org/wiki



Pronto, eu sei que damos esta matéria na aula, mas por isso mesmo!!! Assim ao fazer este pequeno resumo pode rever a matéria e saber a importância da fermentação na indústria alimentar e também os processos que ocorrem nas fermentações.

Sem comentários: