domingo, 27 de abril de 2008

Aditivos Alimentares

Um aditivo alimentar é toda a substância, que pode ter ou não valor nutritivo, que "não é naturalmente um género alimentício ou ingrediente característico dele". Um género alimentício é toda a substância usada como alimento ou bebida humana, assim como todas as substâncias usadas na preparação ou composição dos alimentos, "sem exclusão dos condimentos".
Actualmente estão em uso cerca de 3500 aditivos.
Os aditivos alimentares devem ser aprovados antes de serem utilizados na produção de alimentos.
Os aditivos aprovados pela união europeia são identificados pela letra E seguido de um número composto por três algarismos.
A adição intencional dos aditivos aos alimentos destina-se "sempre a alterar características de um determinado alimento."Pode conferir-lhe um maior tempo de duração ou realçar o seu sabor bem como realçar as suas características organolépticas de forma a que se torne mais apetecível ao consumidor.

Que tipos de aditivos existem?
Os aditivos produzidos artificialmente pelo Homem ou que já existem na Natureza, classificam-se em artificiais/sintéticos e naturais. Podemos ainda dividir os aditivos segundo a sua composição química:- Antioxidantes; - Ácidos orgânicos e sais deles derivados, - Açúcares; - Gases esterilizantes.
Mas a divisão mais significativa é aquela que divide os aditivos com base na sua finalidade: - Corantes; - Conservantes, - Antioxidantes; - Emulsionantes, estabilizadores,espessantes e gelificantes; - Edulcorantes (adoçantes).

Que consequências trazem para a saúde?
Os aditivos autorizados pela União Europeia, são estudados a fim de conhecer os seus efeitos secundários e estabelecer os limites máximos de tolerância.
Existem aditivos alimentares autorizados que quando utilizados em doses superiores às recomendadas podem originar reacções alérgicas graves, como é o caso do E-102, e podem até ser cancerígenos como é o caso dos nitratos de potássio.

Pesquisa efectuada em:
www.agenciaalimentar.pt

Além de termos estudado os aditivos alimentares nas aulas, achei interessante publicar uma síntese em que possa resumir quase todos os aspectos dos aditivos alimentares. É verdade que graças a estas substâncias podemos encontrar uma maior variedade de alimentos, e com características mais agradáveis, no entanto deve-se saber controlar a quantidade em que os consumimos pois podem não passar despercebidos no nosso organismo e podem trazer algumas consequências.

Sem comentários: