sábado, 19 de abril de 2008

Biotecnologia

A Comissão Europeia quer aprofundar a biotecnologia em inúmeros domínios, como os cuidados de saúde, agricultura, alimentação, utilização industrial e ambiente, de modo a promover uma economia sustentável baseada no conhecimento.
A biotecnologia é uma técnica que por manipulação genética ou em organismos, tem em vista aplicações industriais, agrícolas, farmacêuticas, químicas,...
"Está em vias de se produzir uma revolução na base de conhecimento da biotecnologia, possibilitando assim novas aplicações no domínio dos cuidados da saúde e produção alimentar".
Devido aos avanços científicos e tecnológicos no domínio da biotecnologia, a Comissão Europeia permite que a Europa "desenvolva politica sustentáveis e responsáveis" para:
- que a biotecnologia ofereça a oportunidade de satisfazer uma grande parte das necessidades mundiais ligadas à saúde, envelhecimento, alimentação, ambiente e desenvolvimento sustentável;
- que o apoio público seja indispensável;
- que a revolução científica e tecnológica seja uma realidade mundial e crie novas perspectivas para todos os países do mundo.

"Potencial da biotecnologia"
A biotecnologia é vista como um sector dos mais promissores pra o futuro.
No sector da saúde a biotecnologia já permite a disponibilização de um número crescente de medicamentos e serviços médico.
Assim como se aposta na investigação de modo a encontrar tratamento para doenças degenerativas, a doença de Alzheimer,etc.
No sector alimentar "a biotecnologia permite melhorar a qualidade dos alimentos para o homem e para os animais, a fim de contribuir para a prevenção de doenças e para a redução de riscos para a saúde".
No sector não alimentar, a biotecnologia contribui para uma melhor utilização das matérias primas na indústria farmacêutica e na produção de energia. de um ponto de vista ambiental, a biotecnologia ajuda na melhoria da qualidade do ar, da água , do solo e resíduos.
A biotecnologia tem um papel a desempenhar, tendo em vista:
- reforçar a posição da Europa no mercado mundial de alta tecnologia;
- ocupar um papel importante na indústria e no emprego;
- criar empregos de melhor qualidade;
- contribuir para a modernização da indústria europeia.

"Implicações éticas e sociais"
"O desenvolvimento e a aplicação de conhecimentos" da biotecnologia colocam questões éticas, como a definição de natureza do ser humano "ou a utilização e o controlo das informações genéticas. "Por outro lado, "a promoção da informação e do diálogo" é de grande importância para que a população se interesse e compreenda melhor as questões complexas e desenvolva métodos e "critérios para a avaliação dos benefícios relativamente aos inconvenientes ou riscos".
A União Europeia "possui um potencial de investigação importante no domínio das biotecnologias. A sociedade deve aproveitar os benefícios esperados em termos de crescimento e de criação de emprego". Sendo assim a biotecnologia é uma realidade mundial essencial para o desenvolvimento de economias dinâmicas e inovadoras baseadas no conhecimento.
"A Comissão tem por objectivo restabelecer a liderança europeia no domínio da investigação sobre a biotecnologia".

Síntese de um artigo publicado no site:

http://europa.eu/scadplus/leg/pt/Ivb/i23017.htm

De um modo geral este artigo fala um pouco de todos os domínios onde podemos encontrar a biotecnologia e qual a sua importância em cada um desses domínios. Também relaciona a biotecnologia com a Europa e revela quais são os objectivos da Comissão Europeia ao permitir os conhecimentos da biotecnologia em vários sectores, nomiadamente na saúde, alimentação e indústria.
Por estas razões e por saber que a biotecnologia é um dos "sectores mais promissores do futuro" decidi então publicar este artigo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the OLED, I hope you enjoy. The address is http://oled-brasil.blogspot.com. A hug.