sexta-feira, 14 de março de 2008

Fármacos biológicos a partir da manipulação de anticorpos

"Dez investigadores portugueses, todos doutorados, estão a preparar novos tratamentos biológicos para várias doenças numa empresa que criaram há dois anos e que já despertou a atenção da indústria farmacêutica."
Um desses cientistas afirmou que graças aos investimentos conseguidos, espera-se que daqui a três anos lancem fármacos pré- clínicos, para testes em animais, tendo em vista patologias nas áreas da oncologia, doenças inflamatórias e trombose. Doenças como o cancro, gastroenterite, artrite reumatóide e doenças neurológicas são já tratadas em hospitais portugueses com recurso a terapias biológicas, que consistem basicamente na injecção de anticorpos manipulados geneticamente. Segundo João Gonçalves (um dos cientistas), nesses hospitais existem clínicos muito bem preparados e adaptados a essas terapias e afirmou que: "por serem biológicos, já que são proteínas, estes tratamentos têm muitas vantagens em relação aos fármacos tradicionais, que são químicos", tendo maior capacidade de eficácia e menores efeitos secundários.
Por outro lado estes fármacos têm um elevado custo económico ("cada administração de um anticorpo pode custar entre 500 e mil euros"). Este facto é explicado por João Gonçalves que diz que a terapia tem apenas dez anos e os laboratórios precisam de algum tempo para recuperar o investimento." Mas com a diminuição do tamanho do anticorpo e a tendência para a sua produção em bactérias, está convencido de que os custos do processo de produção irão baixar a prazo, a par da diminuição dos efeitos secundários e do aumento da eficácia, o que potenciará a sua acção terapêutica".
"João Gonçalves, doutorado em Ciências Farmacêuticas, no ramo da Microbiologia, tem trabalho desenvolvido além fronteiras, nomeadamente na Harvard Medical School de Boston (Massachusetts) e no Cold Spring Harbour Laboratory, de Nova Iorque."


Síntese do artigo publicado no site:
http://www.cienciahoje.com

Na última aula teórica de biologia deste 2º período, estivemos a falar da biotecnologia e como esta podia ajudar em termos do sistema imunitário e na defesa do organismo. Assim "ao dar uma olhada neste site" encontrei este artigo que quando vi o título chamou-me logo à atenção. É interessante saber que a manipulação do anticorpos, pode vir a trazer muitas aplicações e até dar origem a fármacos.

1 comentário:

Gabriel dos Santos disse...

Antes de mais queria dar-te os parabéns por esta postagem! eu também a tinha visto mas não a postei por questões de tempo e ainda bem que a puseste no teu blogue. De facto o uso de anticorpos é um "famaceutico" bem melhor que os farmaceuticos, devido a ser quase natural, só não o é porque é geneticamente modificado. A meu ver, e porque o seu uso não traz tantos efeitos secundários como os químicos, no futuro o uso de anticorpos será a principal terapia para diferentes tipos de doenças. No entanto, até lá chegar os preços terão de baixar bastante já que nem todos podem pagar 500 euros para uma terapia.