sábado, 17 de maio de 2008

Agricultura Biológica

Os investigadores ligados à Agricultura Biológica indicam que é possível alimentar a população mundial prevista em 2020 sem recorrer aos agroquímicos nem manipulações genéticas.
As indústrias químicas asseguraram que os adubos, pesticidas e outros produtos fitossanitários acabariam com a fome mundial, no entanto, hoje, existem 800 milhões de pessoas subnutridas.
"O problema da fome não se resolve com receitas tecnológicas. A verdadeira causa da fome é que muitas pessoas não têm onde produzir os seus alimentos, nem dinheiro para comprá-los."Também, com a constante subida de preços, já se iria verificar que nem todas as famílias poderiam ter acesso a todos os bens essenciais.
Por outro lado, temos a Agricultura Biológica, em que o seu desenvolvimento pode ser um triunfo para as pessoas comuns. Mas o movimento biológico enfrenta um problema: a manipulação genética. Nos organismos transgénicos multiplica-se o problemas dos pesticidas, levando a um maior risco global. O movimento biológico indica desvantagens dos OGM: são perigosos e desnecessários para a produçõ de alimentos; não são económicos.


Desenvolvimento da Agricultura Biológica
Existem actualmente na Alemanha cerca de 8.000 agricultores biológicos. Em outros países temos por exemplo: a Suíça em que 7% da agricultura total é biológica. A Áustria tem mais de 20.000 agricultores biológicos. A Finlândia e Suécia ultrapassam as percentagens da Suíça. Na Itália estima-se que existam 18.000 de agricultores biológicos. Na Espanha a superfície dedicada às agriculturas biológicas aumentou 35 vezes em 7 anos. Também nos países do Sul está a haver um importante crescimento (Uganda, México, Cuba,...).

O biológico no mercado
"O desenvolvimento do mercado e a procura por parte dos consumidores são paralelos ao rápido aumento da conversão ao método biológico." Por exemplo, na Alemanha "todo o sector de alimentos para crianças encontra-se já em conversão ao biológico. Em Munique, mais de 30% do pão é elaborado com ingredientes biológicos certificados."
"Na Dinamarca, a agricultura biológica pode atingir os 100 % no ano de 2010."
" O sector biológico é um dos que revela maior crescimento a nível mundial no que refere à alimentação."


Síntese do artigo publicado no site:
http://www.naturlink.pt

A principal questão que se colocou neste artigo é: "Pode a Agricultura Biológica alimentar o Mundo?". No entanto, decidi publicar este artigo, uma vez que estamos prestes a assistir a uma crise no sector alimentar a nível mundial, e num tempo em que se fala bastante na agricultura biológica, não só para diminuir os impactos negativos da agricultura intensiva, mas também uma vez que esta pode ser utilizada para aumentar a produção dos alimentos.

1 comentário:

mArGaRiDa disse...

Boa postagem.. Eu penso que nem mesmo daqui 12 anos poderemos alimentar a população mundial sem recorrer a agroquímicos nem manipulações genéticas, porque penso que a fome é algo que nunca irá desaparecer universalmente. Mas são opiniões.. A questão é mesmo, será possivel?