domingo, 3 de fevereiro de 2008

Gordo ou magro?

Através um estudo realizado por Jonathan Graff, professor na Universidade de Texas Sudoeste, um grupo de investigadores evelaram "que um único gene pode contolar sa as pessoas tendem ou não a ser gordas". Esta descoberta poderá a vir a dar uma solução para combater a obesidade e diabetes.

Este gene chamado "Adipose" (Adp), identificado pela primeira vez à 50 anos, controla a formação de gordura.

"Esta descoberta pode explicar por que é que muita gente luta para perder peso sem o conseguir e sugere ma direcção inteiramente nova para o desenvolvimento de tratamentos médicos que travem as actuais epidemias da diabetes e da obesidade", afirmou o professor Graff.

Neste estudo xaminou-se também como funciona o Adp em moscas da fruta, larvas. ratos modificados geneticamente e células cultivadas, manipulando o gene e concluiu-se que s o gene stá presente nos humanos, este funcona como um "interruptor" que diz ao corp quando acumular ou queimar gorduras. "Se o gene funcionar da mesma forma em humanos, as descobertas poderão conduzir a uma nova arma contra a obesidade."

A experiência em ratos veio a descobrir-se que ratos com actividade do Adp aumentada comeram tanto ou mais do que os ratos normais, mas eram mais magros e tinham células gordas resistentes à diabetes e eram capazes de controlar melhor a insulina e o metabolismo do açúcar no sangue. Por outro lado, animais com a actividade de Adp reduzido eram mais gordos, meos saudáveis e tinham diabetes.

e acordo com Jonathan Graff "este mecanismo genético tem sentido à luz da sobrevivência, porque quanto mais versões do gene se encontravam espalhadas pelos indivíduos de uma determinada população mis hipóteses haveria do pelo menos alguns sobreviveriam em condições diferentes."


Síntese do artigo publicado no site:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=23113&op=all

O património genético é que esta na base do nosso ser, se algo correr mal "nós é que sofremos as consequências"!! É por isso que tenho editado alguns dos artigos que tenho encontrado nas minhas pesquisas pois além de terem a ver com biologia, informan-nos sobre como somos por dentro e como se manisfestam os processos que ocorrem mal, ou porquê a saúde de umas pessoas é menos saudável do que outras! Parece que tudo está nos genes!!!

Sem comentários: