segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

´"Pílula sem regras"

O principal assunto do artigo onde eu fiz a sua síntese falava sobretudo em espaçar ou até mesmo acabar com as menstruações.
Com o passar do tempo tudo evolui, e nos tempos de hoje já é possível espaçar o tempo entre as menstruações até 3 a 3 meses. Para este efeito conhecemos também outras técnicas como o DIU (dispositivo intra- uterino) ou os implantes.
A partir da "Primavera" deste ano (que já passou!) existe no mercado uma nova pílula, a "pílula sem regras" (que se chama assim mesmo, por não haver período menstrual durante algum certo tempo) e se as mulheres tomarem-na todos os dias esta elimina pura e simplesmente o ciclo, recebendo as mulheres um suplemento hormonal.
Mas ainda existe uma grande dúvida em torno desta questão. Segundo um estudo, a maioria das mulheres comprariam a "pílula sem regras" mas também haveriam muitas que "nem sequer lhes tocavam", porque é normal para elas nesta fase do ciclo que se "sintam mal".
Em torno deste assunto ouve uma questão que surgiu, que é se não é perigoso à saúde andar a desregular os nossos ciclos. Segundo uma ginecologista que responde a esta questão, "a pílula não faz mais do que minar artificialmente o funcionamento dos ovários. Não são os ovários que trabalham e sagregam as suas hormonas, é a pílula que as fornece." Esta ginecologista é a favor da interrupção da menstruação pois ainda afirma que o uso de pensos higiénicos e tampões está na base de infecções vaginais recorrentes e de septicemias gravíssimas. Faz também referência às mulheres que sofrem de endometriose, em que a supressão das regras levará a um menor número destes casos. "Todos os sintomas físicos e psicológicos associados às variações hormonais" (reflectindo-se no humor)" desaparecem se o ciclo se tornar linear" (menos cansaço, irritabilidade, ansiedade...).
Por outro lado temos a opinião de outra ginecologista mas esta defende que o universo natural feminino está estruturado desde a noite dos tempos pelos seus ciclos e o seu sangue. "O ritmo das menstruações está inscrito numa história com trocas entre mãe e filhas, de transmissão de valores, de intimidade e confidências", e ao suprimir os períodos menstruais tudo isto desaparecerá.

Síntese do artigo "Pílula sem regras" da revista Notícias Magazine da edição de 4 de Fevereiro de 2007

Penso que este assunto interessa a todas as mulheres pois sabemos que todos os meses por volta dos mesmos dias (quem for regular) aparece-nos as menstruações. Quando li este artigo cativou-me logo porque por vezes aparecem novos compromissos ou "situações mais divertidas" que gostavamos de fazer entre amigos e estes momentos coincidem com aquele período que não nos convém nada. Assim ao tomar a pílula podemos espaçar o período menstrual impedindo que este nos estrague os bons momentos.Por outro lado não sei se realmente esta toma diária da pílula, espaçando as menstruações não prejudica o nosso organismo!!!


1 comentário:

Joana Carvalho disse...

Desconhecia esta nova pílula, daí ter achado esta publicação muito interessante. Tudo tem os seus prós e contras. Esta nova pílula pode ser útil tornando a vida mais fácil e confortável para as mulheres a vários níveis, tanto do controlo de algumas doenças como por exemplo a endometriose, como diz uma das ginecologistas, e também ao nível do controlo dos dias das mentruações, o que dá muito jeito. Ao mesmo tempo, os efeitos secundários deste método ainda não estão bem estudados nem clarificados, portanto acho melhor esperarmos mais algum tempo para ver se há desenvolvimentos.