domingo, 28 de outubro de 2007

Aula laboratorial do dia 23 de Outubro

Esta aula foi "dedicada" aos métodos contraceptivos. Como sabemos existem métodos contraceptivos naturais (como o do calendário ou o da temperatura basal) que têm por base o período fértil da mulher. Mas podemos concordar que estes métodos têm uma eficácia baixa. E depois temos os métodos contraceptivos tecnológicos, que são na maioria das vezes fármacos e de uma eficácia geralmente alta.
Assim na aula cada grupo tinha à sua disposição algumas amostras dos principais métodos anticoncepcionais existentes no mercado em que cada um deles tinha de registar numa tabela as suas principais características: o tipo, a eficácia, a duração, os efeitos secundários..., observadas nos folhetos informativos que acompanham cada método. Penso que este tenha sido o principal objectivo da aula: ficar a conhecer os diferentes métodos contraceptivos.
Os métodos com que "trabalhamos" na aula eram: a pílula (oral ou de injecção); o preservativo; o espermicida; o DIU (dispositivo intra- uterino) e o diafragma.

Na minha opinião esta aula foi muito interessante e muito útil para ficarmos a conhecer as principais características de cada método, uma vez que no mundo se recorre cada vez mais aos métodos contraceptivos geralmente não naturais e apesar de terem uma eficácia alta também apresentam algumas desvantagens.

Sem comentários: